domingo, 21 de outubro de 2012

Espaço cultural fecha e deixa dezenas de crianças sem assistência


Crianças que faziam parte do projeto
Por João Paulo Farias  - Texto e Foto



O Espaço Cultural Acotirene – Esca, criado em 2007 pela Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, que tem como objetivo inserir atividades culturais no contexto escolar, fechou as portas na última quinta-feira, 18, e deixou dezenas de crianças e adolescentes em sua maioria carentes, desassistidos das atividades culturais.

No local que funciona na Organização Mirim, no centro da cidade, eram desenvolvidas uma série de atividades em várias áreas de atuação; capoeira, coco de roda, coral, dança afro, grafite, hip hop, percussão e teatro.
Zélia Maria, mãe de uma das crianças atendidas pelo espaço, falou da tristeza em ver esses meninos e meninas ociosos, pois tinham o Esca como um local, onde podiam desenvolver suas atividades culturais.

Dona Zélia lamenta o fechamento da instituição e não sabe os motivos de tal atrocidade, “o projeto não pode parar, tem crianças chorando com o fim do Esca”, disse.

Para Emily e Sandrielly que faziam parte do projeto, o Esca era uma segunda casa, lá aprendiam varias atividades culturais, “O Esca tirou muitas crianças das ruas e das drogas e não pode acabar”, apelou Emily.

Os alunos preparam um abaixo-assinado, onde estão colhendo assinaturas para encaminhar ao órgão responsável pelo projeto, que é a Secretaria de Saúde, pedindo que o projeto não acabe.

A coordenadora do Esca, Maria Aparecida da Silva Cardoso, conhecida como "Nina Cardoso", ainda não se pronunciou sobre o fechamento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário