segunda-feira, 9 de abril de 2012


Parnasiando

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, em um momento onde foram publicadas diversas antologias chamadas de Parnaso Contemporâneo. Esta nova literatura vinha em sentido oposto ao subjetivismo romântico até então presente, trazendo assim um novo ideal para a literatura, buscando recuperar traços da poesia clássica. Buscava-se então fazer arte pela arte, a conquista da perfeição formal completamente afastada de concepções de cunho político, religioso e tantos outros.

Mas enfim, não pretendo me dedicar aqui propriamente à literatura parnasiana, na realidade, quero traduzir em linhas um sonho irônico, quero dizer, afastar os pressupostos básicos do Parnasianismo, da arte em si mesma, e produzir sobre questões sociais apropriando-se da beleza e da arte parnasiana.

Alusões como essa traduzem um pouco do sarcasmo de quem dedica mais da metade de suas noites e dias à leitura e contemplação de obras sociológicas, políticas e jurídicas. Como disse na descrição deste blog, se não me é permitido praticar no meu cotidiano o que aprendo na Universidade, o que certamente não irei fazer é jogar o que aprendo no lixo. Este blog é para isso, para expor em linhas o conhecimento que não se pode concretizar, que não se pode praticar, é expor com palavras da maneira mais bela o que de tão belo nos dizem os livros, nos garantem as leis e nos arrancam a vida.



Add caption
















Apolo, Deus da beleza e da luz na Mitologia Graga 

2 comentários:

  1. Belíssimo, Suzeane. De uma maturidade inquietante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos movimentos literários mais fantásticos que já existiu, mesmo afastado de todas as questões sociais que conhecemos, restame uni-los. obrigada, jeyson Rodrigues.

    ResponderExcluir